A fisioterapia pélvica na gestação é uma área da fisioterapia especializada no cuidado da região pélvica durante o período de gravidez. Durante a gestação, o corpo da mulher passa por várias mudanças físicas e hormonais. Essas alterações podem levar ao surgimento de desconfortos e disfunções, como dores lombares, dor pélvica, incontinência urinária, constipação, desconforto perineal, entre outros. A fisioterapia pélvica visa minimizar esses sintomas, promover o fortalecimento muscular, melhorar a postura e contribuir para uma gestação mais saudável.
O ideal para iniciar os atendimentos é a partir de 16 semanas de gestação. No nosso primeiro encontro, fazemos um bate-papo para entender seus desejos e alinhar expectativas. Explicamos como funcionará o nosso plano de acompanhamento e realizamos uma avaliação ginecológica, postural e exercícios introdutórios.
Nas semanas seguintes, orientamos sobre ergonomia, exercícios de mobilidade de quadril e fortalecimento do corpo, principalmente do assoalho pélvico e dos músculos estabilizadores do tronco.
A partir de 33° semana, iniciamos o preparo muscular para o parto normal, com as massagens perineais, treinamento de força expulsiva, dispositivo epi-no e as posturas que facilitam o bebê a se encaixar e nascer.
Entre 36° e 37° semana, realizamos uma aula preparatória para você e o seu acompanhante, explicando sobre anestesias, intervenções obstétricas e como seu parceiro pode te auxiliar nesse momento. Quando mais conhecimento mais participativa e preparada você estará.

