Fisioterapia Pélvica: Constipação Intestinal

A constipação intestinal (prisão de ventre) é um problema que afeta uma grande parte da população. Muitas vezes, a dificuldade de evacuar não está associada apenas à alimentação. Pode ser que você se alimente bem, ingira fibras e água, mas ainda assim fique mais de 3 dias sem evacuar com necessidade de esforço para ir ao banheiro.

O esforço evacuatório constante trazem riscos sérios à sua saúde, aumentando as chances de desenvolver complicações como hemorroidas e prolapsos pélvicos (Queda dos órgãos).

Um dos principais motivos dessa constipação pode estar associado à tensão da musculatura do ânus. Na condição fisiológica normal, quando sentimos desejo de evacuar a musculatura pélvica se abre e relaxa para que as fezes saiam facilmente. No entanto, em casos de constipação funcional, esse músculo não consegue relaxar (espasmo ou incoordenação) e as fezes acabam ficando presas no reto.

A Fisioterapia Pélvica utiliza técnicas e exercícios focados no músculo anal. O objetivo principal é relaxar e coordenar essa musculatura, ensinando seu corpo a abrir o ânus no momento correto da evacuação, permitindo que as fezes saiam de forma natural e sem esforço. É um tratamento eficaz que visa restaurar a função intestinal e prevenir as complicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, Sou a Fisioterapeuta Katia Pauliuk, como posso te Ajudar?
Powered by