A incontinência urinária no homem geralmente acontece por alterações na próstata, seja por crescimento benigno da próstata ou procedimentos cirúrgicos, como a prostatectomia radical (retirada da próstata) e/ou radioterapia. A próstata é uma estrutura que fica próxima ao esfíncter interno da bexiga e, quando alterada ou manipulada, traz sintomas urinários.
Os sintomas mais comuns são:
Perda urinária por esforços: essas acontecem em situações como tossir, espirrar, pular, dar risada, caminhar e, principalmente, trocar de postura (sentado para em pé);
Perda urinária por urgência: está associada a uma disfunção vesical; é como se o músculo da bexiga estivesse ansioso ocorrendo intervalos urinários curtos, em média de 1 horas, desejo urinário forte e repentino que, muitas vezes, não dá tempo de chegar ao toalete, além de levantar mais de 2 vezes à noite.
A fisioterapia é um excelente tratamento, pois, através dos exercícios pélvicos, aparelhos e orientações comportamentais, você se torna capaz de fechar o canal da urina, impedindo que ela saia aos esforços ou nas urgências.
Agende uma avaliação.

